Aplicação de texturas em ilustração – Photoshop

1 – Comece o processo de composição scanneando ou baixando da web os elementos necessários para compor texturas e estampas de seu look. Procure prestar atenção quanto às dimensões: o tamanho de sua ilustração deve ser mais ou menos do mesmo tamanho de sua ilustração ou da peça de roupa desenhada que receberá a textura/estampa.

 

2 – “Limpe” sua ilustração  deixando o contorno mais escuro com a propriedade “níveis”, apague os excessos com a borracha ou criando novos traços com o carimbo. Verifique as resoluções.

* Caso suas imagens com texturas estejam pixeladas, amenize o pixelado em menu>filter>sharpen>sharpen. Ou então em menu>filter>noise>reduce noise. Reduza o ruído, mas preserve detalhes da textura/estampa, não tire suas principais características.

4 – Aplique a cor da pele usando a ferramenta “varinha mágica” ou o “laço” e “balde de tinta”. Faça-o em uma nova layer.

        

5 – Crie uma nova camada e selecione um pincel e uma cor que funcione bem para fazer um sombreado ou as ferramentas “subexposição” para clarear e “supexposição” para escurecer. Crie a sombra iniciando do contorno externo para dentro. Não se esqueça de verificar a espessura e transparência do pincel.  Se sentir dificuldade, pode retroceder algumas ações na janela histórico.

 

6 – O tecido agora será adicionado à ilustração. Inicie abrindo as imagens de estampas e texturas que escolheu. Estas aparecerão em outros arquivos. Selecione as imagens e copie-as.

7 – Com a varinha mágica selecionada na camada da ilustração , selecione a área que irá preencher com o tecido , então vá à menu>editar>paste into ou “colar em”. Veja como o photoshop cria uma nova layer com uma máscara envolta da área de preenchimento.

7.1 – Ajuste a imagem em editar>transformação>deformar . Arraste os pontos da grade “deformando” a imagem da textura/estampa de acordo com o formato desejado.

Faça o mesmo em toda a imagem.

Aplique luz e sombra da mesma forma que foi feito com a pele.

E finalize.

8 – Caso queira criar uma repetição sobre a textura de um tecido, é necessário escolher a imagem que irá se repetir. Escolha sua imagem (de preferência sem fundo/transparente), abra-a com o photoshop. Vá até canvas size (tamanho da tela de pintura) e coloque o tamanho da pintura de forma que fique duas vezes maior: menu>image>canvas size .

9 – Copie e cole a imagem que fará a repetição. Arraste-a para o canto inferior da direita em: menu>layer>flatten image  Finalize cortando a imagem o mais próximo possível dos dois elementos. Para criar a estampa vá em menu>editar>definir padrão e salve sua repetição.

10 – Volte para o arquivo com sua ilustração. Selecione a camada com a peça onde quer aplicar sua estampa. Clique no ícone Layer Style Icon  ; selecione Pattern Overlay. Na janela, selecione o padrão de repetição recentemente salvo, dimensione a escala desejada e selecione Multiply  no Blending Mode menu.

11 – Aplique luz e sombra para efeito de volume.

FONTE: Digital Fashion Illustration. Kevin Tallon

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: