Rapport no Illustrator – Design de estamparia

01 – Antes de começar sua estampa selecione algumas estampas para inspiração. Desenhe e scaneie algumas formas de seu gosto. Passe as imagens no live trace do illustrator expanda e desagrupe-os, assim poderá manipular as imagens e torná-las singulares. Se estiver usando a Pen tool  para desenhar suas imagens, certifique-se de que estas são objetos e não linhas, por isso, expanda-as. Ou você pode também usar as próprias ferramentas do illustrator para criar as formas que quiser. Neste exemplo farei formas bem simples como elípses.

02 – Usaremos um quadrado como base para nossa estampa. Desenho o contorno de um quadrado e bloqueie-o.  Para garantir um encaixe preciso trabalharemos primeiramente na quina da esquerda e de cima do quadrado.

 

03 – Inicie organizando suas formas em volta da aresta esquerda e de cima do quadrado cuide para não ir até a aresta direita ou de baixo do quadrado, estes serão preenchidos posteriormente.

04 – Assim que estiver satisfeito com o visual da quina da esquerda com o topo, preencha  o quadrado de preto, certifique-se que todas suas imagens estão desagrupadas e então desbloqueie o quadrado. Ele deve estar preenchido de preto e sem contorno. Pressione ctrl+shift+] para trazer o quadrado para a frente das imagens e bloqueie-o mais uma vez na mesma posição.

05 – Com os objetos que ficaram para fora do quadrado selecionados , clique em capslock  para transformar seu cursor em forma de cruz. Aproxime bastante o zoom para a borda esquerda do quadrado e pressionando shift+alt dê um clique e arraste o mouse até o topo do quadrado ultrapassando todas as figuras ali posicionadas.

06 – Com a ferramenta seleção, selecione os objetos fora do quadrado que acabou de cortar. Pressionando shift arraste as imagens até o lado de dentro da aresta da direita (deixe acionado o snap to point e smart guides  para facilitar o encaixe com o outro lado do quadrado). Aproxime o zoom para confirmar se as imagens se posicionaram no local correto.

07 – Repita os passos 05 e 06 para fazer o mesmo com as imagens de cima vindo para baixo. Desta vez não se esqueça de selecionar também os objetos que ficaram do lado de fora no topo e que acabou de arrastar para o outro lado. Corte ao longo de toda aresta de cima, até o final da página, você não deve perder nenhum objeto neste corte. Aproxime com o zoom novamente para ver se arrastou os objetos exatamente sobre a aresta inferior.

 

08 – Desbloqueie seu quadrado, retorne o contorno externo, tire a cor de preenchimento e bloqueie-o novamente.  Agora você poderá ver todas as bordas de seu quadrado. O espaço em branco deve ser preenchido. Crie uma composição de seu gosto neste espaço.

  

09 – Quando você terminar, faça um teste para ver se funciona como uma amostra. Agrupe toda sua imagem e use alt+shift  para arrastar uma cópia para o lado e depois para baixo. Se não gostar do visual de sua repetição, refaça o design até ficar ao seu gosto.

10 – Neste momento você pode desbloquear seu quadrado da primeira amostra e alongá-lo para as quatro amostras se tornem uma única maior – mas não se esqueça de desagrupar todos os seus objetos, isso lhe permite rearranjar alguns objetos e brincar com seus elementos. Verifique se o quadrado que acabou de aumentar esta posiciado exatamente junto das arestas dos objetos.

11 – Quando estiver satisfeito com o visual de sua amostra, selecione tudo e arraste sua amostra para a aba swatches. Aparecerá um ícone com sua amostra. Crie um retângulo maior e clique em sua amostra que acabou de arrastar para a barra swatches.

Obs.: Parte deste tutorial foi retirado e traduzido do original de Becca Allen para o site Computer Arts, disponível em: http://www.computerarts.co.uk/tutorials/create-four-colour-pattern-swatch

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: