Estamparia têxtil – Unindo o manual com o digital com o uso do Photoshop

Para começar, scaneie seu arquivo em alta resolução. Os contornos devem estar bem definidos e fechados com nanquim.

*Qualidade:

– Entre A4 e A0 – 1300 dpi. A imagem no tamanho A0 terá 300 dpi.

– Entre A4 e A1 – 850 dpi. A imagem A1 terá 300 dpi.

– Entre A4 e A2 – 600 dpi. A imagem A2 terá 300 dpi.

(Informações retiradas do livro Diseño y Estampación Digital)

Imagem

Abra sua imagem com o photoshop. Neste momento iremos ‘limpar’ sua imagem para iniciarmos as pinturas. Entre em ‘level’ traga mais contraste a sua imagem de forma que as imperfeições desaparecam, mas tome cuidado para que as formas das linhas do nanquim não desapareçam.

Imagem

O ideal é ter a linha do nanquim muito bem definida para que possamos selecionar com mais facilidade e o preenchimento deixar bem branco para facilitar a penetração da tinta naquele espaço fechado.

Imagem

Com as ferramentas ‘healing’, ‘clone’, lápis ou borracha, ‘costure’ as linhas que não fecham a imagem, ou retire o excesso de sujeiras que possam aparecer na imagem.

Imagem

Depois de limpa a imagem, use a varinha mágica para selecionar os espaços e comece a pintar. Selecione com a varinha, escolha uma cor no quadrado na parte inferior da barra de ferramentas e clicando no ícone balde de tinta, pinte com um click o espaço selecionado.

Imagem

Caso a varinha não abranja todo o espaco desejado você pode selecionar com o ‘lasso tool’ clicando de ponto em ponto para fechar sua seleção. Pinte tudo.

Imagem

E não se esqueça que quando pintar uma imagem em uma lateral do quadrado, deve-se manter a mesma cor na continuação da imagem do lado inverso.

Imagem

Depois de tudo pintado, é chegado o momento de conferir a repetição do rapport.

Para isso vá até a barra de filtros, em ‘other’ selecione ‘offset’. E coloque a metade do número de pixels de sua imagem.

Imagem

As quadro laterais exteriores do quadrado estarão viradas para o lado de dentro. O que facilita visualizar os espaços de ‘erros’ de encaixe ou dimensão do rapport.

Com as ferramentas ‘lasso’, ‘clone’, borracha, ‘healing’, etc, faca uma ‘costura’ unindo os dois lados.

Imagem

Depois de tudo pronto, volte o offset para seu lugar colocando o número anterior de pixels. Para verificar como ficaria a repetição do rapport, selecione sua imagem e em ‘editar’ clique em ‘define pattern’, salve seu modelo na galeria de imagens.

*Verifique o tamanho de sua imagem em image>image size. Coloque a dimensão desejada lembrando que o rolo da estampa corrida tem 64cm de circunferência. Para encaixar perfeitamente vá diminuindo esta circunferência pela metade (64cm, 32cm, 16cm, 8cm, etc…)

Imagem

Abra um novo documento algumas vezes maior que sua imagem. Com ele aberto, vá em ‘edit’ e clique em ‘fill’, escolha a última opção que será sua estampa, clique em ok.

Imagem

Se quiser testar outras variações de cores, uma forma é manipular a ferramenta ‘hue/saturation’.

Imagem

SEPARAÇÃO DE CORES

Para fazer a separação de cores no photoshop e preenchimento de alguns espacinhos em branco que não foram totalmente cobertos, crie uma nova layer, selecione uma cor com o conta-gotas, vá em ‘selecionar’ – ‘Color Range’.

Imagem

Aparecerá uma aba tornando branco todos os espaços com sua cor selecionada. Regule a barra para que fique o máximo preto possível mas sem perder suas formas iniciais.

Imagem

Clique ok e todos os espaços com a cor estarão selecionados na nova ‘layer’. Se quiser verificar o preenchimento clique no ícone do olho no canto da ‘layer’.

Imagem

Com os espaços selecionados, vá em ‘editar’ e clique em ‘fill’ com a cor preta. *Não se esqueça de concluir o preenchimento abrindo uma nova layer! Caso contrário, não será possível criar os fotolitos separadamente.

Repita a operação com as demais cores criando novas ‘layers’.

Verá que mesmo com todo o preenchimento ficarão algumas linhas que devemos expandir com o mesmo preenchimento para que não fique aparente na estampa.

Para isso, selecione a ‘layer’ com a cor desejada, vá com o mouse no quadrado da imagem trabalhada, dentro da ‘layer’, clique com o botão esquerdo em ‘select pixels’.

Imagem

Com as imagens selecionadas, vá até ‘select’, ‘modify’ e clique em ‘expand para aumentar a cobertura da cor.

Imagem

Verifique ao longo da imagem se a linha de seleção esta no lugar que deseja, vá controlando com os comandos expandir e contrair.

Imagem

Quando as linhas selecionadas estão a seu gosto clique em ‘fill’ e preencha com a cor preta.

Repita a operação com as outras cores.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

*Fontes:

BOWLES, Melanie. Diseño y Estampación Textil Digital. Barcelona: Art Blume, 2009

BRENN, J. Spot Color Separations. Disponível em: http://vimeo.com/2974180

MELCHIORRE, F. Creat a Hypinotic repeat pattern. Disponível em: http://www.computerarts.co.uk/tutorials/create-hypnotic-repeat-pattern

3 comments
  1. Bruno M. P said:

    Realmente seu tutorial está nota 1000!! Parabéns!! Já faz um tempo que estou em busca de informação sobre este tema e aqui foi o único lugar que encontrei.

    Tenho algumas dúvidas, não abusando de sua boa vontade poderia respondê-las?🙂

    1° Depois que eu separo todas as cores em camadas diferentes, a estamparia (rotativa) consegue gravar o desenho nos cilindros sem precisar trabalhar mais nada, ou ainda será necessário trabalhar cada cor em canais separados?
    2° Se quero fazer um retícula entre duas cores para simular outra, como posso fazer esta retícula no Photo para que possa ficar pronto para ser gravado no cilindro? Por exemplo: o desenho possui uma cor azul e outra amarela, no desenho entre estas duas cores há uma outra cor onde será a retícula do azul sobre o amarelo para simular a sobreposição das mesmas gerando uma outra cor,verde por exemplo. Esta sobreposição reticulada entre as duas cores como pode ser feita no photoshop?

    Agradeço.

    • Olá Bruno, desculpe a demora para responder e obrigado pelo parabéns : )
      Respondendo:

      1 – Verifique se a remonta (encaixe das cores na arte) estão realmente ok, sem vazar. Depois, no caso da estamparia rotativa, tem que ver o encaixe do rapport no cilíndro, quanto tem de diâmetro, etc – para que dê o encaixe certinho na continuação da estampa conforme gira o cilíndro.
      Quanto aos canais, você usará se quiser trabalhar com policromia (ou quadricromia, separação das cores em CMYK).

      2 – Com certeza partindo de duas cores dá para gerar uma terceira com retícula. Como disse acima, isso deve ser trabalhado também nos canais, com a policromia. Ainda não fiz um tutorial sobre isso no photoshop, quero fazer quando tiver mais tempo. Mas já assisti alguns no youtube que podem ser interessantes para você. A maior parte faz em uma estampa localizada, mas é o mesmo procedimento para a estampa corrida. Ainda assim é legal por fim, juntar cada uma das cores do CMYK e mexer no deslocamento para garantir que o rapport vai ficar ok.

      Seguem aqui alguns links sobre policromia no photoshop:
      http://www.youtube.com/watch?v=4Hqpg7nfdmk&feature=related (inglês)
      http://www.youtube.com/watch?v=aRNSMewqcwA&feature=related (inglês)
      http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=hnkgYOZ_cuM (português)
      http://www.youtube.com/watch?v=FBD7y03_jtc (português)

      Espero ter ajudado!

      Abraços
      Rafaela

  2. Bom Dia Rafaela,,adorei seu tutorial,, é bom ler sobre um assunto quando é escrito por pessoas que entende dele.
    Mas preciso abusar um pouco do seu conhecimento,, se vc puder claro,, a duvida é como fazer variantes de uma estampa feita com montagem de fotos, estou montando um blog para divulgação e la tem umas estampas que fiz e estou na duvida se o cliente me pedir 2 ou 3 variantes de uma estampa desse tipo,, vc sabe como posso fazer isso ?

    Muito Obrigado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: